A sensação é irresistível, você experimenta, promete que irá comer somente um pedacinho e quando percebe: acabou!
E a dieta , "já era".
Cientistas descobriram que alguns alimentos liberam substâncias que são capazes de "enganar"o cérebro, que passa a achar que necessita comer mais, sendo que, essa "tentação" é difícil de ser vencida.
Quando ingerimos os alimentos eles são digeridos e absorvidos pelo organismo, no momento em que os nutrientes são carregados para a circulação sanguínea, os hormônios entram em ação, levando uma mensagem para o cérebro, mais precisamente no hipotálamo, onde a mesma é decodificada fazendo o cérebro emitir para o restante do corpo uma resposta de saciedade.
Porém alimentos que contém em sua composição gordura saturadas, como pipocas, chocolates, batata-frita, sorvetes, entre outros, conseguem "enganar" esse mecanismo, fazendo a pessoa continuar a comer.
Essas calorias vazias como são chamadas, atrapalham a absorção de determinadas vitaminas e minerais.
Por outro lado, os alimentos ricos em fibras como frutas, verduras, legumes, cereais, geram para o cérebro uma resposta mais "verdadeira" de que o corpo está satisfeito.
Porém, a população está mais habituada a comer alimentos com gordura saturada, esquecendo que uma alimentação saudável é a fonte de saúde.
Portanto, a reeducação alimentar é fundamental, controlando a vontade de comer alimentos ricos em gordura saturada, preferindo assim alimentos mais naturais.
domingo, 8 de novembro de 2009
Vontade de comer guloseimas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei da materia...
ResponderExcluirmesmo adorando
guloseimas!!rsrsr
As guloseimas sempre estarão presentes no nosso dia-a-dia, só devemos aprender a quantidade certa de ingestão.
ResponderExcluir