terça-feira, 17 de novembro de 2009

A OBSESSÃO pela MAGREZA!



Reféns da busca desenfreada por padrões de beleza estabelecidos no cinema, mundo da moda ou publicidade, jovens e adolescentes se empenham em alcançar formas e contornos nem sempre tangíveis.
A obsessão pela magreza pode desencadear a bulimia nervosa e anorexia nervosa, doenças essas que são classificadas no grupo dos transtornos alimentares pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Embora não se saiba com exatidão o número de bulímicos e anoréxicos no Brasil e no mundo, é certo que ambas são realidade em praticamente todos os países.
A anorexia atingi 1% da população mundial feminina, e a bulimia chega a tingir 5%. São doenças psiquiátricas crônicas causada por uma complexa interação entre aspectos genéticos, psicológicos e sociais.
A prevalência em homens é de 5 a 10 vezes menor que a incidência entre as mulheres, porém o impacto na vida do doente e dos familiares é desastroso em todos os casos.
Os sinais e sintomas mais frequentes em anorexia são: o medo de engordar e as mudanças no comportamento alimentar, caracterizado pela recusa de alimentos.
Já em bulimia são: comportamento compulsivo ao se alimentar seguido da tentativa de eliminar o que foi ingerido (provocando o vômito ou com a utilização de laxantes).
Segundo psiquiatras, embora crônico os dois problemas são possíveis de tratamento quando o diagnóstico não for tardio.
Essa busca desenfreada pela Beleza, causa muitos riscos e danos a nossa saúde quando a pessoa atinge esses extremos, uma alimentação equilibrada e saudável é o que o organismo necessita, ficar sem comer não resolve em nada, e não leva a beleza alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário