
Período onde ocorrem diversas transformações físicas e psicológicas influencias por fatores étnicos e genéticos, fase de grandes transformações que possuem uma grande influência sobre os hábitos alimentares.
Um problema que está afetando uma boa parte da população jovem é a obesidade, sendo que, a mesma alcançou proporções de epidemia em muitos países desenvolvidos.
Por causa de suas condições, adolescentes obesos na maioria das vezes podem possuir sérios problemas emocionais, sofrendo muitas vezes de depressão e outros problemas que estão ligados as suas condições físicas.
No organismo das pessoas as calorias obtidas através do consumo de alimentos e que não são utilizadas, são armazenadas nas células do corpo, no tecido adiposo.
Em termos científicos, a obesidade acontece quando uma pessoa armazena uma quantidade muito grande de energia, ou seja, o tecido adiposo cresce exageradamente.
As causas para esse desequilíbrio entre calorias ingeridas e as queimadas pode variar de indivíduo para indivíduo e também estão relacionados com fatores, genéticos, ambientais, psicológicos, entre outros.
Alguns fatores psicológicos que contribuem para a obesidade:
- muitos adolescentes comem em resposta a emoções negativas como, tristeza, raiva ou tédio;
- reação a contrariedades;
Fatores genéticos:
- obesidade tende a ocorrer em membros da mesma família, sugerindo um forte impacto de herança genética;
- na genética de cada indivíduo estão contidas informações das necessidades energéticas que o mesmo necessitará em momentos de carência alimentar, sendo que, alguns indivíduos consomem melhor essas reservas, mantendo assim o seu peso ideal, enquanto outros podem não consumir de forma adequada, levando assim a obesidade.
Fatores ambientais:
- estilo de vida de cada indivíduo, influência muito na alimentação;
Algumas dicas para a prevenção da obesidade:
-Aprender a reconhecer e controlar as características do ambiente que o fazem comer mesmo quando não está com fome;
-Ser mais ativo fisicamente;
- Manter um registro do que come e das atividades físicas;
- Aprender a escolher refeições mais nutritivas e menos gordurosas.
Adoreii o Blog Meninas, vcs estão de Parabeins, quanta informação otima já tem aqui, vou acessar todos os dias ;) Beijoss May.
ResponderExcluir