segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desnutrição prejudica o crescimento


Segundo relatório publicado na quarta-feira (11/11/09), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) diz que existem cerca de 195 milhões de crianças com até cinco anos em países em desenvolvimento com problemas de crescimento por causa da desnutrição.
De acordo com o documento, nesses países ainda há 129 milhões de crianças abaixo do peso para essa mesma faixa etária.
O Unicef calcula que cerca de um terço das crianças que morrem nesses países tem relação a desnutrição.
O relatório analisou 136 países em desenvolvimento indicando progressos contra a desnutrição, sendo que, foi divulgado poucos dias antes do início da Cúpula sobre segurança alimentar, que reunirá chefes do Estado de Roma na Itália, entre os dias 16 e 18/11.
Sobre o Brasil:
Das regiões analisadas, a América do Sul é uma das que mais fez progresso para cumprir a Meta de Desenvolvimento do Milênio, de diminuir pela metade as taxas de crianças desnutridas entre 1990 e 2015.
Segundo estudo do Unicef, quase todos os países sul-americanos estão no caminho de atingir a meta, porém segundo o estudo a África é a região do mundo com os piores resultados.
Desde 1990, a proporção de crianças desnutridas em países em desenvolvimento caiu em um sexto, segundo dados do Unicef e fornecidos por outros órgãos como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário