
Durante as férias é muito comum viajar e por este motivo (novos lugares, comidas diferentes...) é normal sair da dieta habitual e se descuidar com a alimentação. Porém, a falta de atenção na hora de comer pode causar problemas que façam com que o período de descanso se transforme num caos.
No Brasil, o verão começa no dia 21 de dezembro e, por causa das altas temperaturas, uma das características desta estação, as praias brasileiras costumam receber milhares de visitantes. Como se trata de uma época quente, a alimentação deve ser leve, evitando-se gorduras e exagerando na ingestão de água, para manter o corpo sempre bem hidratado.
Frutas ricas em líquidos, como a melancia, o melão e a laranja, são ótimas para repor a perda de água do organismo.
Ao consumir carnes, dê preferências para as mais leves, sem gordura, assadas ou grelhadas. A gordura é muito pesada, e com as temperaturas elevadas pode provocar um mal-estar.
Evite se alimentar em praias onde não se conhece a procedência dos ingredientes ou das condições higiênicas de preparo da comida. No calor, alguns alimentos podem desenvolver bactérias que causam intoxicação alimentar e intestinal. Neste mês de janeiro, várias pessoas lotaram os hospitais de São Paulo apresentando diarréia e vômito, muitos vindos de praias do estado, mas também do interior. Em Guarujá, litoral paulista, foram registrados mais de 1700 casos desde dezembro. Ainda não se sabem as causas, mas uma das hipóteses sugere a ingestão de alimentos estragados.
Mudança
Mas caso esteja no hemisfério norte, onde o inverno ocorre no mesmo período do verão no hemisfério sul, o corpo necessitará de alimentos mais energéticos para compensar a perda de calor para o ambiente frio. Entretanto, isso não significa comer exageradamente. A ingestão de fibras e cereais, assim como derivados do leite, é ideal para suprir este aumento no consumo de alimentos. Verduras e legumes também são importantes por fornecerem vitaminas e minerais.
No tempo frio, o consumo de bebidas alcoólicas, como vinhos aumenta. Porém, exagerar nas doses não é recomendado. O álcool desidrata o corpo, além de fornecer calorias vazias, ou seja, sem nenhum nutriente. Também é bom ficar atento ao consumo de líquidos, para uma hidratação correta, pois no tempo frio pode acontecer de não se hidratar direito.
Um prato típico do tempo frio é a sopa. Além de saboroso, pode ser muito nutritivo com a adição de carnes leves e vegetais, e também ajuda a manter o corpo hidratado. Cuidar da alimentação é importante para que as férias não terminem mais cedo.
Fonte: CFN
Nenhum comentário:
Postar um comentário