
Café da manhã
É a primeira refeição diária e é de fundamental importância para repor a glicose sanguínea esgotada durante a noite e também para fornecer energia a ser utilizada no final do treino matutino.
Lanche da tarde
Fornece energia a ser utilizada no final do treino da tarde.
Lanche da noite
Armazena durante a noite energia a ser utilizada durante a maior parte do treino matutino.
Reposição hídrica
No músculo, a água leva os nutrientes necessários à sua contração e retira as toxinas formadas durante o trabalho muscular.
A falta de água pode levar à fadiga muscular e à desidratação. Assim, o atleta, que apresenta importante perda de água pelo suor, deve ter o cuidado de repor essa água perdida.
A perda de peso após a atividade física (treino ou jogo) significa apenas perda de água e não de gordura corporal. O atleta então, deve, após a primeira hora seguinte ao esforço físico recuperar seu peso anterior, ao contrário o seu desempenho físico será comprometido.
Cuidado com o uso excessivo de bebidas isotônicas. O melhor hidratante é a água, que pode ser substituída por sucos de frutas naturais, ao final do treino/jogo.
Fadiga muscular e disposição para atividade física
O cansaço muscular ou a falta de disposição para a atividade física pode significar falta de energia no músculo ou falta de água. Assim, os conceitos alimentares devem ser revistos e modificados.
Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos estão presentes nos pães, biscoitos, bolos, massas e farinhas em geral, arroz, batata e mandioca. São as principais fontes de energia para o trabalho muscular e devem ser consumidos diariamente antes e após a atividade física.
Alimentos vegetais em geral
As frutas (maçã, banana, mamão, etc), os legumes (pepino, tomate, cenoura, vagem couve flor, abobrinha, etc), as verduras de folhas (acelga, alface, rúcula, etc) e os cereais integrais (aveia, gérmen de trigo, farelos, etc) são ricas fontes de vitaminas e minerais, fundamentais para a contração muscular, tanto quanto os carboidratos complexos que, só poderão ser utilizados com eficiência se combinados com esses alimentos.
Fonte: Portal Nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário