No final do ano, povos do mundo inteiro se reúnem para celebrar o Natal e comemorar o início de mais um ano. A ceia é o ponto alto dos encontros, onde as pessoas se aproximam ao redor da mesa farta de comida e bebida.
Temos a nítida sensação de que só comemoraremos verdadeiramente estas festas se as mesmas forem sinônimo de muita fartura. Entretanto, esquecemos que o verdadeiro sentido destas comemorações concentra-se na partilha, encontro com os familiares e amigos e reflexões sobre o ano que se acaba e o ano que se aproxima. Sair um pouquinho da linha é normal; o que não pode acontecer é deixar essa "escapada" prejudicar a nossa saúde.
Manter a tradição não significa abolir os princípios nutricionais. É perfeitamente possível criar uma ceia de Natal leve, sem excesso de carnes gordurosas, aproveitando a grande variedade de peixes, legumes e frutas cultivados no Brasil. Estes alimentos poderão deixar a ceia mais apetitosa e saudável. Além disso, as frutas tropicais são comercializadas com um preço mais interessante do que as tradicionais frutas secas.
Para não deixar o encanto das festas acabar com seus planos de uma alimentação saudável, apresentaremos algumas dicas e truques. Desta forma, não será pego(a) de surpresa e conseguirá aproveitar ao máximo esta época, com saúde e bem-estar:
1. Estabeleça objetivos para as festas:
Aproveite os momentos para reencontrar pessoas e colocar a conversa em dia, ao invés de só pensar no que será servido no jantar. Isto direcionará seu comportamento durante a festa.
2. Saiba exatamente o que quer comer:
Ao montar seu prato escolha os alimentos antes de se servir e saboreie cada pedaço das preparações, comendo devagar e sentindo os diversos sabores. Escolha carnes magras (preferencialmente aves sem pele), vegetais e frutas para completar o prato. Pare quando estiver satisfeito e se mesmo assim quiser comer algo que ainda será servido, peça para levar para casa um pedaço, ao invés de "achar lugar no estômago".
3. Faça planos com antecedência:
Prepara-se nos dias que antecedem as festas fazendo uma dieta mais leve, à base de vegetais, frutas, carnes magras e cereais integrais.
4. Prepare-se antes de ir à festa:
Não vá à festa com fome; faça uma refeição leve antes de sair para evitar que exagere nos pratos que irá encontrar. Durante o dia, procure fazer várias refeições leves, à base de vegetais, carnes magras e frutas. Antes de sair de casa para a ceia, tome um iogurte desnatado ou coma uma fruta.
5. Beba com moderação:
Prefira as bebidas não alcoólicas, especialmente sucos ou refrigerantes diets, deixando os drinques ou champanhe para brindar. Além de serem altamente calóricas, as bebidas alcoólicas estimulam o apetite e reduzem sua determinação de comer pouco e beber com moderação. Outra ótima dica, é sempre segurar um copo de refrigerante diet, suco ou água com gás na mão. Isto evita que continuem lhe oferecendo bebidas calóricas.
6. Pratique exercícios:
Queime calorias extras em caminhadas ou idas à academia. Aproveite também estes momentos para relaxar e se distrair!
7. Cuidado com as sobras:
Geralmente, os dias de Natal e Reveillon são quentes, o que facilita a deterioração de muitos alimentos, especialmente frutos do mar, pescados e molhos à base de tomate, e pode causar vômitos, diarréia e muita indisposição. Se quiser reaproveitar as sobras das festas, procure acondicioná-las adequadamente em geladeira ao término da festa.
8. Exagerei na comida; e agora?
Se você abusar na escolha dos pratos da ceia, aproveite o ano que se inicia e estabeleça metas e novos objetivos: inicie um programa de alimentação leve combinada à atividade física. Além disso, conte com o apoio da Nutricionista.
Mais importante do que qualquer preparação é encher seu prato com coisas boas e positivas como amor, paz, carinho, esperança, fraternidade... Deixe os anseios, tristezas, frustrações... bem longe dele. Com todas estas dicas, temos certeza que terá comemorações inesquecíveis, celebrando a União e a Vida.
Boas festas !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário