quinta-feira, 18 de março de 2010

Nutrição e Qualidade de Vida


Os nutrientes existentes nos alimentos são fundamentais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais. Quando ingeridos de forma adequada em qualidade e quantidade, colaboram para a qualidade de vida e contribuem para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.


Atualmente alguns nutrientes são estudados, com o objetivo de se encontrar mais benefícios em seu consumo, assim como evidencia estudo recente, o qual comparou os efeitos da ingestão de quantidades altas e normais da caseína no café da manhã, relacionando com a saciedade e consequente ingestão energética.

Os resultados indicaram que o café da manhã que possuia em sua composição cerca de 25% de caseína resultou em maior período de saciedade do que o desjejum que possuia cerca de 10% de caseína. A saciedade das pessoas que consumiram maior quantidade de caseína durou cerca de 3 a 4 horas, mas não reduziu a quantidade de energia consumida durante o dia.

A ingestão adequada de peixes é uma recomendação nutricional que está sempre em pauta, devido aos benefícios que esse alimento oferece, através de seus nutrientes, assim como os ácidos graxos ômega 3. Os estudos têm demonstrado que o consumo regular de peixes contribui para a melhora dos níveis séricos de colesterol e suas frações, mesmo em pacientes obesos que possuem níveis de colesterol alterados, os quais são fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças.

Sendo assim, a ingestão alimentar diária, deve conter alimentos ricos em nutrientes que promovam benefícios ao organismo e que auxiliem na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, contribuindo para a longevidade e qualidade de vida.

Fonte: Nutrição em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário