
O estudo revela que 30,4% da população com mais de 18 anos estão consumindo frutas e hortaliças cinco ou mais vezes na semana. E 18,9% consumiram cerca de cinco porções diariamente em 2009 - 2,6 vezes mais que o registrado em 2006, 7,1%.
Informações preocupantes também foram encontradas pelo estudo. Uma delas é o aumento do consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura bem como o de sedentários no país. Em contrapartida, houve queda de 15,8% no consumo de carnes vermelhas gordurosas ou pele de frango. Em 2009, 33% dos adultos comiam carnes com excesso de gordura contra 39,2% em 2006.
Para a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não transmissíveis do Ministério, Deborah Malta, a mudança de hábitos alimentares pode ser atribuída às políticas de incentivo à alimentação saudável. O CFN, em suas sucessivas campanhas publicitárias, tem enfatizado a importância da reeducação alimentar e incentivado a população a consultar um nutricionista para obter orientações sobre o adequado consumo dos alimentos para a promoção da saúde.
Fonte: CFN (dado publicado em 09/04/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário