segunda-feira, 19 de julho de 2010

Efeito contrário: bebida light atrapalha a dieta

Você quer emagrecer e, sem nem piscar, prefere um refrigerante Diet a um copo de suco de laranja. Afinal, o suco pode conter até 180 calorias. Mas essa escolha, na verdade, pode boicotar a sua dieta.

A quantidade de adoçantes artificiais e de sódio é maior nos refrigerantes Diet, light e zero, e esse mineral em excesso pode provocar retenção de líquidos (inchaço), acarretando em um processo mais lento de emagrecimento. "A pessoa só vai conseguir emagrecer se o organismo estiver livre de toxinas e, toda vez que há ingestão de refrigerantes, o corpo vai acionar o mecanismo de defesa e brecar o metabolismo até que ocorra a desintoxicação", explica a nutricionista Roberta Larica.

O aumento da pressão arterial é outro problema que pode ser provocado pelo consumo em excesso de refrigerantes light e Diet, segundo a nutricionista.

"Os refrigerantes light e zero contém mais aditivos químicos porque são fabricados para disfarçar o sabor, mas o Diet também é prejudicial por causa do adoçante artificial. Apesar das calorias e do açúcar, a pessoa deve optar pelo comum, mas o ideal seria não beber refrigerante. Também é bom dar preferência a marcas com menos corante, sódio e conservantes".

Pesquisa

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Framingham, nos Estados Unidos, as pessoas que bebem a versão Diet do refrigerante têm o mesmo risco de doenças cardíacas do que as que bebem o tipo comum todo dia.

Pesquisas anteriores ligavam o consumo de refrigerantes ao surgimento de doença cardíaca, mas, pela primeira vez, foi demonstrado que a associação incluía também os refrigerantes com adoçantes artificiais.

O estudo teve como base observações feitas com nove mil pessoas de meia idade durante quatro anos. Os pesquisadores levantaram algumas teorias para explicar o resultado, mas não chegaram a um consenso.

Suco natural ajuda a perder uns quilinhos

Mata a sede e faz bem. Os sucos de fruta são uma ótima opção para manter a saúde e ainda perder uns quilinhos extras. Segundo a nutricionista Roberta Larica, o suco de fruta tem efeito diurético, fornece antioxidantes e ajuda no processo de emagrecimento.

"O suco ajuda a nutrir o metabolismo, desintoxicar o corpo e contribui para minimizar os efeitos da retenção de líquido, que é o inchaço. Com uma alimentação balanceada, a bebida também é uma aliada no emagrecimento", explica a profissional.

Mas os benefícios não param por aí. Além de refrescantes, os sucos são fontes de vitaminas e minerais, ajudando na prevenção e controle de doenças, como as cardiovasculares, renais e até alguns tipos de câncer.

O ideal, de acordo com a nutricionista, é beber o suco da fruta, natural. "É importante consumir na hora, se for possível. Suco de caixinha também não vale, porque tem aditivos químicos como os dos refrigerantes diet zero e light".

Outra dica da nutricionista é colocar no suco folhas verdes, como couve e hortelã. "Esses ingredientes têm efeito desintoxicante no organismo e ajudam na eliminação de toxinas do fígado", afirma.

Na casa dela, tomar suco de frutas virou lei

Na casa da advogada Michelle Teixeira Vescovi, 36 anos, todo dia é dia de suco. Seja durante as refeições ou quando chega da academia, a mistura de frutas como laranja, limão e manga já virou lei. Ela garante que, além de saudável, o suco é bom para a pele, ajuda a emagrecer e ainda combate a celulite. "Gosto muito de beber suco, e o ideal é misturar várias frutas. Sempre bebi refrigerante Diet, mas durante a gravidez do meu filho Rafael, de 1 ano, retive muito líquido, por isso comecei a beber suco todos os dias e foi a melhor coisa que eu fiz", diz. Para Michelle, a bebida também ajuda a manter um belo bronzeado. "É bom tomar suco de laranja e acerola antes de ir para a praia, porque essas frutas contêm a substância betacaroteno. E beber suco de fruta é sempre recomendado por causa das vitaminas e dos nutrientes", ensina.
Fonte: CFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário