
Responsável pela prevenção de doenças como a osteoporose e a obesidade, por ajudar na formação de ossos e na queima de gordura, o cálcio é um importante nutriente para uma dieta completa e saudável.
Porém, para que realmente exerça suas funções preventivas, é necessário que ele seja absorvido pelo organismo. A vitamina D e o magnésio são reconhecidamente dois dos mais importantes nutrientes que melhoram a absorção do cálcio pelo organismo, no entanto sabe-se que a lactose pode exercer um papel importante neste sentido. Isso demonstra uma nova faceta desse carboidrato na saúde.
A lactose é um açúcar natural que, apesar de estar presente em pequena quantidade no leite, contribui para o sabor levemente adocicado desse alimento. Do ponto de vista nutricional, além de ter a função de fornecer energia para as células, a lactose atua favoravelmente na absorção e utilização intestinal do cálcio presente no leite; age em sinergia com o cálcio, melhorando a sua fixação.
Estudos científicos indicam que o conjunto nutricional do leite é melhor do que as propriedades de cada nutriente nele contido, se consideradas isoladamente. Caso o cálcio e a lactose sejam ingeridos separadamente, o primeiro tende a ter sua absorção diminuída; a segunda é digerida no intestino delgado pela enzima lactase. Alguns indivíduos têm deficiência dela no organismo e, por isso, não conseguem digerir adequadamente o leite e seus derivados.
O problema - denominado intolerância a lactose - faz com que a substância não digerida chegue ao intestino grosso, onde é fermentada pela microflora intestinal, podendo provocar formação de gases, dores abdominais e, em alguns casos, diarreia. Uma pesquisa norte-americana recente publicada na revista norte-americana Nutrition Today, em outubro, mostra que uma parcela pequena da população apresenta esse problema com sintomas claros, e que a maioria apresenta boa tolerância ao leite e aos seus derivados.
Para indivíduos que apresentam o diagnóstico de intolerância a lactose, estão disponíveis no mercado vários tipos de leite sem lactose. É importante mencionar que não há indício científico mostrando que a lactose causa qualquer problema à saúde, exceto nos casos dos intolerantes. Ainda, o diagnóstico de intolerância à lactose somente pode ser feito por médicos depois da realização de exames específicos.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, ressalta que o leite e seus derivados são fontes de proteínas e as principais fontes de cálcio na alimentação, nutriente fundamental para a formação da massa óssea. Segundo o guia, o consumo desse grupo de alimentos é importante em todas as fases do curso da vida, particularmente na infância, na adolescência, na gestação e para adultos jovens. O Ministério da Saúde orienta o consumo diário de três porções de leite e derivados para o alcance das necessidades diárias de cálcio, o que inegavelmente causa impacto positivo na saúde.
Fonte: CFN
Nenhum comentário:
Postar um comentário